Tabela periódica

Tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes etc. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização etc.. Dá, enfim, fazer inferências quimicas plausíveis.A forma clássica, tradicional, é a bidimensional. Há, porém, várias outras formas propostas, com topologia tridimensional e formatos diversos.
História
A tabela periódica consiste em um ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas, em que os elementos que apresentam as propriedades semelhantes são dispostos em colunas. Este ordenamento foi proposto pelo químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleyev , substituindo o ordenamento pela massa atômica. Ele publicou a tabela periódica em seu livro Princípios da Química em 1869, época em que eram conhecidos apenas cerca de 60 elementos químicos.Em 1913, através do trabalho do físico inglês Henry G. J. Moseley, que mediu as freqüências de linhas espectrais específicas de raios X de um número de 40 elementos contra a carga do núcleo (Z), pôde-se identificar algumas inversões na ordem correta da tabela periódica, sendo, portanto, o primeiro dos trabalhos experimentais a ratificar o modelo atômico de Bohr. O trabalho de Moseley serviu para dirimir um erro em que a Química se encontrava na época por desconhecimento: até então os elementos eram ordenados pela massa atômica e não pelo número atômico.A tabela moderna é ordenada segundo o número atômico, propriedade não-periódica, baseada nos trabalhos de Moseley.
Estrutura da Tabela Periódica A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atômicos.
Períodos Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas, que corresponde ao número do período. Os elementos conhecidos até o momento cobrem sete períodos, denominados conforme a seqüência de letras K-Q, ou também de acordo com o número quântico principal-n.Os períodos são:
(1ª) Camada K - n = 1
(2ª) Camada L - n = 2
(3ª) Camada M - n = 3
(4ª) Camada N - n = 4
(5ª) Camada O - n = 5
(6ª) Camada P - n = 6
(7ª) Camada Q - n = 7
(8ª) Camada R - n = 8
Grupos Antigamente, chamavam-se "famílias". Os elementos do mesmo grupo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa). Assim, os elementos do mesmo grupo possuem comportamento químico semelhante. Existem 18 grupos sendo que o elemento químico hidrogênio é o único que não se enquadra em nenhuma família e está localizado em sua posição apenas por ter número atômico igual a 1, isto é, como tem apenas um elétron na última camada, foi colocado no Grupo 1, mesmo sem ser um metal.
Classificações dos Elementos Dentro da Tabela Periódica, os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica:Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídeos e dos actinídeos.Gases nobres: pertencentes ao grupo 18. Além disso, podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas nos grupos a seguir: Metais;
Semimetais ou metalóides (termo não mais usado pela IUPAC: os elementos desse grupo distribuíram-se entre os metais e os ametais).
Ametais (ou não-metais);
Gases nobres;

Estado do elemento nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP):

aqueles com o número atômico em vermelho são gases nas CNTP;

aqueles com o número atômico em azul são líquidos nas CNTP;

aqueles com o número atômico em preto são sólidos nas CNTP

Nenhum comentário: