Bomba de Hidrogênio, uma das armas mais potentes do mundo

A bomba de hidrogênio, também conhecida como bomba de fusão ou bomba "H", é uma das armas mais poderosas que existe na Terra. A bomba de hidrogênio, testada em Bikini, chamada de bomba H, a qual se revelou cinco vezes mais destruidora do que todas as bombas convencionais usadas durante a Segunda Guerra Mundial.Para entender o que é e como funciona uma bomba de hidrogênio, alguns conceitos sobre fusão nuclear e bomba atômica devem ser discutidos.Fusão Nuclear.......Fusão Nuclear significa junção, união de dois ou mais núcleos atômicos leves, originando um núcleo atômico mais pesado e uma grande quantidade de energia.Quando a fusão nuclear acontece, ocorre a formação de um núcleo atômico mais estável, daí a liberação de grande quantidade de energia.A energia liberada é calculada pela equação E = mc2, onde c é a velocidade da luz e m é a variação da massa nuclear que se transforma em energia.No Sol, assim como na maioria das estrelas, o átomo de hidrogênio é o mais abundante. A energia solar, ou seja, a energia proveniente do Sol é originária de reações de fusão nuclear, de átomos de hidrogênio formando átomos de hélio.
4 1H → 4He + 2 E= -2,48 x 1015J
No núcleo (no centro) e na superfície do Sol, temperaturas da ordem de 106 a 107°C são encontradas e é isso que propicia as reações de fusão nuclear.Em uma bomba de fusão nuclear, para se atingir temperaturas tão elevadas, utilizam-se bombas atômicas acopladas ao redor de um reservatório que contém os isótopos de hidrogênio a serem fundidos.Uma bomba atômica utiliza o princípio da fissão nuclear, produzindo muita energia e temperaturas de milhões de graus Celsius.A bomba de fusão nuclear é uma arma com poder de destruição equivalente à milhões de toneladas de dinamite.
O poder de destruição de uma bomba de hidrogênio é medido em MEGATONS (Mton), enquanto, o da bomba atômica é medido em KILOTONS (kton).
1 kton equivale a 1000 toneladas de dinamite.
1 Mton equivale a 1000000 toneladas de dinamite.
Lembrete: Em uma bomba de fusão, a massa de isótopos de hidrogênio e urânio é da ordem de dezenas a centenas de quilos.Até os dias de hoje, início do século XXI, ainda não se consegue controlar a reação de fusão nuclear, para aplicações pacíficas, como se faz com a fissão nuclear. Um dos fatores que pesam contra o seu uso, é a falta de uma maneira para controlar altíssimas temperaturas, cerca de "pequenos" 100 milhões de graus Celsius.

Nenhum comentário: